Atacante abriu mão de boa parte da multa rescisória e receberá valor equivalente aos seus vencimentos até dezembro; Atlético-MG surge como interessado
Dudu e Leonardo Jardim, durante treino do Cruzeiro — Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Está encerrada, de maneira oficial, a segunda passagem de Dudu pelo Cruzeiro. Na tarde desta sexta-feira, clube e jogador formalizaram a rescisão do contrato, que inicialmente era válido até o final de 2027. Com a rescisão assinada, o atacante agora está livre para definir seu futuro e assinar com outra equipe.
A questão financeira era o principal impasse nas tratativas, mas as partes conseguiram chegar a um entendimento. A multa contratual girava em torno de R$ 60 milhões, valor considerado inviável pela diretoria. Dudu, em um primeiro momento, não queria abrir mão da quantia, mas depois aceitou negociar uma fração do total.
Depois de conversas com seus representantes e avaliando oportunidades no mercado, o atleta concordou com uma redução expressiva no valor. O novo acordo prevê o pagamento de cerca de R$ 15 milhões, divididos em parcelas, o equivalente aos salários que ele receberia até o fim deste ano.
Com isso, Dudu está apto a acertar com qualquer time da Série A, já que não completou sete partidas no Brasileirão. Grêmio e Atlético-MG monitoram a situação e podem avançar na próxima janela. Ele também ficou fora da partida contra o Vila Nova, pela Copa do Brasil, o que o mantém elegível para disputar a competição por outro clube.
A situação do atacante ganhou destaque nos últimos dias, especialmente após ele ser cortado do jogo contra o Vasco no último fim de semana. O motivo foi sua insatisfação pública por ter sido deixado no banco por decisão de Leonardo Jardim.
O episódio foi apenas o desfecho de uma sequência de desentendimentos que começaram em abril, logo após Dudu perder a titularidade na partida contra o São Paulo. Sua postura nos treinos e atuações não agradaram à comissão técnica, o que resultou em seu afastamento — com aval da diretoria.
Durante a semana, houve uma série de conversas entre o estafe do jogador e o Cruzeiro, com o objetivo de viabilizar o encerramento do vínculo. Neste meio-tempo, Atlético-MG e Grêmio entraram em contato com os representantes de Dudu, mas aguardavam o fim do vínculo para iniciar tratativas mais concretas.
Fonte: Jogo de Hoje 360