Nessa Terça - Feira dia 01 de outrubro ouve a carreata Outubro Rosa representada pelas candidatas à vereadora do Partido Liberal (PL) da cidade de Santo André, em apoio as mulheres que sofreram e sofrem com câncer de mama e câncer do colo do últero; de forma a cosnscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precosse do câncer de mama e do colo do últero, em alusão ao mês Outubro Rosa, simbolizada por um auto abraço, reafirmando o protagonismo feminino, valorizando o autocuidado, buscando estimular a conexão das mulheres com a saúde, de forma que a prevenção e o diagnóstico precosse sejam algo continuo em suas vidas e não apenas no mês de outubro.
Jornalista Sonia Nogueira junto as candidatas do (PL) Santo André, Raquel Ferraz , Rosilene Abençoada, Vera Barros, Irmã Ednéia, Andréia Veterinária, Dra. Tânia Sobral.[/caption]
Nessa carreata além das candidatas a vereadora do Partido Liberal (PL) de Santo André, esse evento contou com a presença de apoiadores que estavam em seus carros e da Jornalista e Radialista Sonia Nogueira, que além de apoiar essa causa, também estava representando seu esposo que estava entre os carros apoiadores, o candidato a vereador do Partido Liberal (PL) de Santo André, Major Ricardo Silva, que também apoia essa causa.
O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do útero, e receber esse convite da candidta Raquel Ferraz, de estar nessa carreata levantando essa bandeira com as candidatas mulheres do PL de Santo André é muito gratificante; finaliza a Jornalista Sonia Nogueira
Jornalista Sonia Nogueira junto as candidatas do (PL) Santo André, Raquel Ferraz , Rosilene Abençoada, Vera Barros, Irmã Ednéia, Andréia Veterinária, Dra. Tânia Sobral.[/caption]
A Mobilização para promover a carreata das candidatas mulheres do PL; primeiro para chamar a atenção da população da importância das mulheres na Câmara Municipal sendo eleitas, por que mulher é muito difícil votar em mulher , e nós somos a maioria e precisamos ter mais representatividade na Câmara Municial, além da conscientização da prevenção; (parte do relato da candidata a vereadora da cidade de Santo André Raquel Ferraz (PL) que mobilizou essa carreata especial )
Segundo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.
O câncer do colo do útero, por sua vez, é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo, depois do câncer de mama, e a principal causa de morte por câncer entre mulheres em muitos países. No Brasil, é o terceiro tumor mais incidente na população feminina com 17 mil novos casos por ano no triênio 2023-2025, correspondendo a uma taxa de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.
Prevenção, diagnóstico e tratamento
Cuidados como a prática de atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo, ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor. Um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado para confirmar se é ou não câncer de mama. Para a investigação, além do exame clínico das mamas, exames de imagem podem ser recomendados, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética. Prevenção, diagnóstico e tratamento estão disponíveis na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo Papilomavírus Humano (HPV). A transmissão ocorre por via sexual, presumidamente por meio de abrasões (desgaste por atrito ou fricção) microscópicas na mucosa ou na pele da região anogenital. O uso de preservativos durante a relação sexual com penetração protege parcialmente do contágio pelo HPV, que também pode ocorrer pelo contato com a pele da vulva, região perineal, perianal e bolsa escrotal.
A vacinação contra o HPV é a medida mais eficaz de se prevenir contra a infecção. A vacina é distribuída gratuitamente pelo SUS. Além disso, o exame preventivo contra o HPV - Papanicolau - é um exame ginecológico comum para identificar de lesões precursoras do câncer do colo do útero.
Saiba mais:
| Sinais e sintomas | Diagnóstico | Tratamento |
---|---|---|---|
CÂNCER DE MAMA |
|
|
|
CÂNCER DO COLO DO ÚTERO |
|
|
|